Projeto original


A ideia central deste projeto é o empreendimento de umas longas viagens em canoa canadense pelas muitas hidrovias brasileiras e seus afluentes.
A canoagem turística, realizada com toda segurança, é uma opção original e totalmente em harmonia com a natureza de conhecer o Brasil, um pais tão rico em águas interiores navegáveis, podendo-se muitas vezes chegar, em canoa, a alcançar lugares impossíveis de conhecer, viajando de outra forma.
Ao longo dos próximos anos, o aventureiro Jack d’Emilia pretende navegar em sua canoa as águas de um bom numero de rios do Brasil, mas por enquanto, para dar inicio a esta nova grande aventura, está planejando uma primeira expedição nas bacias hidrográficas do rio São Francisco e do rio Parnaíba, abrangendo os estados de Minas Gerais, Bahia, Piauí e Maranhão.

A expedição “Rio das Velhas - Delta do Parnaíba” será realizada em uma canoa canadense de fibra de vidro e madeira, com 4,60m de comprimento, construída expressamente para este fim pela fabrica artesanal Canoa&Cia, em Londrina/PR.

A duração desta primeira viagem em canoa de Jack d’Emilia pelos rios do Brasil será de aproximadamente um ano. O roteiro geral ficou dividido em duas grandes etapas.
O itinerário previsto para a primeira etapa da viagem é vasto e são quatro os rios que serão navegados, a saber:

- Rio das Velhas/MG
Maior afluente do rio São Francisco em Minas Gerais. A região banhada pelo rio das Velhas foi teatro de muitos dos acontecimentos narrados pelo escritor mineiro João Guimarães Rosa em seus contos e romances. A viagem em canoa pelo rio das Velhas começará no município de Sabará/MG e continuará até o entroncamento no rio São Francisco; em 1867, Sir Richard Francis Burton, explorador, orientalista e cônsul da Inglaterra no Brasil, realizou uma viagem memorável em canoa de Sabará até a foz do rio São Francisco, no Oceano Atlântico.

- Rio São Francisco/MG-BA
No itinerário desta viagem, o Velho Chico será navegado no trecho que vai da foz do rio das Velhas até a cidade de Xique-Xique/BA. De Xique-Xique, voltando para a cidade de Barra/BA, a viagem seguirá pelo rio Grande acima, abandonando o roteiro da expedição do Capitão Burton. Aproximadamente, uma terceira parte deste trecho pertence a Minas Gerais, enquanto o restante fica nos territórios da Bahia.

- Rio Grande/BA O rio Grande é o maior afluente do rio São Francisco na Bahia. Este rio será percorrido de sua foz, em Barra, até o entroncamento do rio Preto, seu maior afluente, sem chegar até Barreiras, a mais conhecida cidade nas margens do rio, sede de um porto fluvial muito ativo no passado.

- Rio Preto/BA O rio Preto será remontado de sua foz até a cidade de Formosa do Rio Preto/BA. Formosa do Rio Preto é o município da Bahia mais distante de sua capital, sendo também o município do estado com o maior território. De Formosa do Rio Preto, a canoa será transportada por vias terrestres pelos 350km que separam a mais longínqua cidade do Oeste baiano da ponte sobre o rio de Alto Parnaíba/MA, onde começará a segunda etapa desta viagem aventurosa.

Na segunda etapa da expedição, o rio Parnaíba/PI-MA será navegado até sua foz, percorrendo todo o Médio e Baixo Parnaíba, passando pela Represa da Boa Esperança, beirando a capital do Piauí, Teresina, e continuando até o Delta do Parnaíba, encerrando a expedição na cidade de Tutoia/MA.
O rio Parnaíba, popularmente conhecido como O Velho Monge, é divisa natural entre os estados de Maranhão e Piauí. Durante esta segunda etapa da viagem, poderá surgir a ocasião de navegar um ou outro afluente do rio Parnaíba, ainda não identificados; por enquanto, apenas o rio das Balsas/MA, maior afluente do rio Parnaíba, entrou na lista, com 250, dos seus 510km, navegáveis.

Uma vez por mês será divulgado, em canal TV nacional e na internet, um vídeo com imagens gravadas e editadas em HQ, mostrando os lugares visitados, as pessoas conhecidas, os animais avistados.
Uma vez por mês será publicada uma reportagem em revistas de aventura na natureza, com relatos da viagem e imagens relacionadas.
Uma vez por mês será publicada a revista digital IGARUANA com relatos da viagem e imagens relacionadas [ www.issuu.com/igaruana ].
Ao fim desta primeira viagem (Rio das Velhas MG - Delta do Parnaíba PI-MA), será publicado pela Editora Sebo Vermelho de Natal/RN um livro de contos escritos por Jack d’Emilia, inspirados nas aventuras ocorridas.
A natureza desta viagem será principalmente de cunho naturalista e cultural. Sempre que puder, Jack d’Emilia acampará no meio da natureza, visitará vilas ribeirinhas longínquas e monumentos naturais, mas também destacará as cidades históricas e interessantes que encontrará em seu caminho, com seus museus e outros atrativos, valorizando todo exemplo de cultura popular das regiões que atravessará. Também, Jack d’Emilia aproveitará de sua viagem, para manter viva sua campanha pessoal de incentivo à leitura e o jogo de xadrez.


Jack d’Emilia, 53 anos, italiano enraizado no Brasil desde 1991, mora na Praia da Pipa/RN e atualmente é produtor cultural, além de um aventureiro inveterado. Já viajou pelo mundo afora em mil aventuras de moto, carro, carona, trem, sidecar, barco etc. e ainda está vivo para contar seus causos.
No Brasil, já foi dono de bares e restaurantes em Natal e Pipa. A partir de 2008, está oferecendo para os turistas brasileiros e estrangeiros, que vem visitar o Rio Grande do Norte, uns passeios de canoa canadense no Vale do Assu, microrregião da bacia hidrográfica do rio Piranhas/Açu e seus afluentes, no exclusivo ecossistema todo-brasileiro, a Caatinga, que foi o palco de muitos acontecimentos que fazem parte da Pré-história e História da região. Em expedições de cinco ou oito dias, os turistas, guiados por Jack e seus ajudantes, navegam pelas águas do rio Açu e seus afluentes, avistando muitas aves bonitas, acampando em ilhas no meio do rio e visitando as vilas ribeirinhas nas faldas da Serra das Pinturas, sem outro acesso a não ser de barco.
Quem optar para participar da Trilha Itacoatiara, 9+9km do Sitio Mutamba até o Riacho da Pedra Lavrada, depois de uma boa caminhada, poderá meditar aos pés de uma inscrição rupestre milenária.
[mais informações: www.igaruana.blogspot.com].

Desde 2010, Jack d’Emilia está praticando a canoagem solitária. Ao longo dos anos, ele ficou aperfeiçoando sua técnica de remada solo e, com a segurança redobrada fundamental nestas situações, foi ciganeando pelo Vale do Assu em numerosas expedições solitárias.

A partir de 2014, ele vem praticando também a Open Canoe Stand Up Paddle, técnica de remada em pé na canoa.

Agora Jack está com planos de ampliar o território de suas aventuras em canoa e partir em 2015 para esta grande viagem, primeira de uma serie de expedições pelas hidrovias do Brasil e America do Sul.

Siga os preparativos e a evolução desta grande aventura neste blog!

Interessado em patrocinar ou apoiar este projeto?
Contato direto pelo e-mail jack.demilia@gmail.com
ou pelo formulário contido na barra lateral deste blog.

Nenhum comentário: